sábado, 5 de dezembro de 2009

Perdão, o caminho para a Liberdade Emocional

O perdão acontece em um segundo, e muda completamente nossa vida.
Quem não tem nada a perdoar? Todos guardam uma mágoa, uma injustiça feita contra nós, um ressentimento. Ou já vivemos situações dolorosas, quando fomos traídos em nossos relacionamentos mais íntimos, e o amor que demos foi desprezado por um outro.
Mas existe um outro tipo de perdão que também exige muito de nós: quando em nossa boa intenção somos levados a mal e o bem que pretendemos fazer é considerado um mal para os outros. Esse é um perdão difícil de dar, porque a ingratidão é uma das atitudes que mais nos ofende.
Perdoar de fato, em nosso coração é sempre muito difícil. E esse sentimento guardado representa uma trava que bloqueia os sentimentos de alegria pura que nutrem nosso espírito, nossa mente, nosso corpo e coração.
Em um segundo, através da Compreensão Sagrada, percebemos que o outro pode não ter avaliado a extensão de seus atos, ou, mais comum, tem muitas limitações que o impedem de ver claramente como nos prejudicou. E a si mesmo também,claro.
Nesse instante, nasce o perdão que liberta sua vida. Você cessa de criticar em pensamento, em julgar, em condenar e é iniciado no verdadeiro Amor, essa energia que só os puros de coração têm permissão para acessar.
Nem sempre nosso perdão será recebido, porque nem todos corações estão abertos para a comunicação sincera e amorosa.
Nesse caso, quando nossa comunicação é fonte de mal-entendidos, melhor emanar o amor de nosso perdão à distância, dizendo em nosso coração três vezes: Eu te perdôo por você não ser a pessoa que eu queria que você fosse. Eu te perdôo e te liberto.
Isso é necessário porque viver e usufruir da vida tem certos requisitos: além de saber perdoar, também é preciso saber se cuidar, ter carinho por nossa própria vida.
E manter as emoções serenas e tranquilas exige de nós a consciência de como alguns relacionamentos prejudicam nossa relação com a vida. E saber nos afastar quando isso acontece, sem rancor no coração.
Liberdade exige discernimento para fazer as escolhas que nos impulsionam a novos horizontes, plenos de Luz e profunda serenidade.
(Stela Vecchi)

Nenhum comentário: