quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Câncer Você Pode Evitar

Algumas formas de câncer podem ser evitadas da seguinte maneira:
NÃO FUME
O cigarro é nocivo à saúde. É a causa de grande número de mortes por câncer, em especial do pulmão. As doenças cardiovasculares e a bronquite crônica são mais freqüentes nos fumantes. O consumo do cigarro aumenta o risco de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago e bexiga. O ar poluído pela fumaça do cigarro é prejudicial para os não fumantes, podendo causar-lhes câncer.
Se você é fumante, tente deixar de fumar o mais rápido possível. Peça a ajuda da família, dos amigos ou do seu médico. Se não é fumante, defenda o direito de respirar o ar puro.
MODERE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
O consumo em excesso de bebidas alcoólicas favorece o aparecimento do câncer de boca, laringe, esôfago, sendo ainda responsável por outras doenças como a cirrose hepática. Se o consumo excessivo de bebidas alcoólicas se junta ao hábito de fumar, o perigo de câncer se torna maior. O álcool é também causa de graves problemas sociais.Todas as bebidas alcoólicas são perigosas para crianças e jovens, motivo pelo qual lhe são desaconselháveis.
Prefira bebidas saudáveis – água, leite ou suco de frutas naturais. Se beber bebidas alcoólicas, faça-o com moderação e só às principais refeições.
O SOL EM EXCESSO É PREJUDICIAL
A exposição demorada ou excessiva ao sol é a principal causa de câncer de pele. Os pescadores, os trabadores do campo e as pessoas que apanham sol em excessonas praias e piscinas estão mais sujeitas ao câncer de pele. Redobre os cuidados com as crianças.
Se a sua profissão lhe obriga a estar ao sol longos períodos, proteja-se. Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor. Quando ficar exposto ao sol, use creme ou filtro solar.
OBSERVE AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Há muitas substâncias que podem causar câncer e com as quais se tem de estar em contato, em especial em algumas profissões. É o caso dos componentes do arsênio, anilinas, níquel, amianto, certos tipos de alcatrão, entre outros. Também alguns tipos de radiações são cancerígenas, por exemplo os raios-x e as radiações atômicas. Existem regulamentos de segurança no trabalho que devem ser rigorosamente cumpridos.
Conheça os riscos da sua atividade profissional. Cumpra as regras de segurança mesmo que pareçam incômodas ou desnecessárias.
A sua saúde se beneficiará com as seguintes recomendações, que também podem reduzir o risco de câncer:
FRUTAS FRESCAS, VEGETAIS E CEREAIS RICOS EM FIBRAS SÃO ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS
As vitaminas das frutas e dos vegetais frescos, principalmente as vitaminas A e C, podem proteger contra certas formas do câncer de pele e mucosas. Uma alimentação pobre em gorduras e rica em fibras (hortaliças, legumes, cereais) protege contra o câncer, em especial o do intestino.
Consuma alimentos ricos em vitaminas e fibras. Coma frutas e vegetais, se possível a todas refeições. Coma pão, de preferência de mistura de trigo e centeio.
EVITE O EXCESSO DE PESO
Uma alimentação com excesso de gorduras e carne pode contribuir para o aparecimento de certos tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. As pessoas com peso excessivo adoecem com mais freqüência. A obesidade é uma doença que deve ser evitada desde a infância. Uma alimentação saudável deve ser pobre em gorduras, principalmente de origem animal. Dê preferência ao peixe, verduras, frutas e outros alimentos ricos em fibras.
Comer pouco de cada vez e várias vezes ao dia é uma regra de vida sã. A prática de exercício físico regular ajuda a manter o peso desejável.
A maioria dos cânceres podem ser curados quando diagnosticados precocemente:
ESTEJA ATENTO AOS SINAIS DE ALERTA DE CÂNCER; CONSULTE UM MÉDICO
Se criar o hábito de observar o que se passa no seu corpo, poderá contribuir de forma esclarecida para o diagnóstico precoce do câncer. A maior parte dos cânceres, quando diagnosticados numa fase inicial, têm grandes possibilidades de cura. Dê especial atenção:
- ao aparecimento de algum "caroço" ou nódulo;
- à perda anormal de sangue ou outro líquido por qualquer parte corpo;
-à mudança de aspecto de um sinal ou verruga.
Estes sinais de alerta exigem queconsulte o médico.
PROCURE O MÉDICO SE TIVER PROBLEMAS DE SAÚDE QUE DUREM MAIS DE 3 SEMANAS
Certas alterações ou sintomas banais podem ser sinal de alerta quando durarem mais de 03 semanas, tais como:- tosse ou rouquidão persistente;- alterações dos hábitos intestinais ou urinários;- perda de apetite ou perda de peso sem justificativas.
Não fique com dúvidas. Consulte seu médico.
Mais informações:
INCA - Instituto Nacional de Câncer

2 comentários:

Eu mesma e Irene disse...

PARABÉNS Anis pela postagem!
Informação nunca é demais, e cabe aos mais esclarecidos insistir nessa idéia de divulgação desse e de outros males que estão por ai....

Estou em destaque lá no Toque de Amor. Nunca esperava por isso e fiquei muito emocionada.
FIQUE com Deus, tá?!

Anônimo disse...

Parabéns pelo post e pelo blog, muito bom, muito bom..