quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sobre as dificuldades do amor e dos relacionamentos


É sempre difícil e bastante complicado falar de amor e de relacionamentos, pois os temas envolvem sempre duas e, em algumas situações, mais de duas pessoas. Aprendemos muitas coisas sobre o amor, a maioria delas distantes do verdadeiro amor. Muitas pessoas, ainda em seu narcisismo, buscam desesperadamente sua alma gêmea, pois não suportam as diferenças indiscutíveis e a meu ver, maravilhosas que existem entre todos nós.

Com todas essas regrinhas que inventaram sobre o verdadeiro amor e a melhor forma de se relacionar, conseguimos apenas frieza e separações O amor se torna impossível com tantas regras para cumprir, sem falar no narcisismo que impera em nossa civilização. Todo amor começa a partir da atração sensual Às vezes inventamos algumas coisas para negar essa afirmação, para disfarçar esse fato, mas indiscutivelmente esse é o fato.

No início há romance troca de promessas (normalmente impossíveis de serem cumpridas) sedução e como toda paixão, é carregada de irrealidade Nessa etapa você vê apenas uma parte da pessoa não vê sua totalidade e isso faz com que você não viva a realidade Com o passar do tempo as duas realidades começam a se manifestar e é aí que se inicia uma outra etapa do relacionamento quanto mais você conhece o ser amado, mais você entra em contato com a loucura - a sua e a do outro.

Nesse momento a raiva e todos os sentimentos negativos que você abriga dentro de seu coração começam a aflorar Pronto, a neurose está instalada O tempo vai passando em meio a decepções e abraços, até que cada um se torna um hábito para o outro - o romance foi embora O que fazer agora O que era para me fazer mais feliz começa a me fazer infeliz É nesse momento que o amor passa pelo maior dos testes se é de fato amor ele sobrevive se não ele passará.

Se o amor existir, você começa uma outra etapa e poderá amar ainda mais a pessoa que está ao seu lado Nesse momento é preciso aceitação O amor é na verdade a união do seu mais profundo ser com o que há de mais profundo no outro Há uma união no plano da alma que está além da paixão e da personalidade.

Kahlil Gibran tem um poema que diz "Deixem que haja espaços na união de vocês E deixem que os ventos dos céus dancem entre vocês.Amem um ao outro mas não tornem o amor uma obrigação Ao contrário deixem que ele seja um mar em movimento entre as praias de suas almas."

A partir de então o amor tende somente a se aprofundar Mas estou falando de amor, por favor, não de tempo juntos não de aceitação de violência invasão e desrespeito. Falo do amor que respeita os limites do outro onde cada um tem seu próprio espaço, seu próprio gosto sua própria vida e muitas vezes sua própria casa.Quando a invasão começa a instalar-se em um relacionamento o amor está fadado ao fim.

As pessoas que desejam verdadeiramente a felicidade devem traçar claramente seus limites e o outro deve aceitar ou não É isso que chamo de aceitação Não a submissão ou obediência - isso é oposto ao amor Somente entre duas liberdades é possível ver o amor crescer. E se ambos amor e liberdade puderem lhe pertencer você conseguiu conquistar o melhor que a vida pode oferecer.

Eunice Ferrari

3 comentários:

Anônimo disse...

Não acumule fracassos e sim experiências.
Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles.Venho oferecer presente de reinauguração e presente do dia das mães beijos carinhos ,Evanir
www.fonte-amor.zip.net

Mario Neves disse...

Oi amiga! Olha eu aqui para uma visitinha básica. Também para agradecer as suas amáveis visitas ao "Amor Desbragado".Sempre será uma alegria recebe-la por lá.Fique bem amiga, fique com Deus e seus anjos. Saudações Poéticas - Mario Neves.

Elainez disse...

gostei muito :D