domingo, 1 de novembro de 2009

Higiene mental

Tem horas que realmente tudo pesa, tudo fica dificil e sufocante... a mente parece que entrou num turbilhão, onde não encontra um pensamento seguro onde se firmar. É a pressão no trabalho, dificuldades no convívio familiar ou social, contas a pagar, sonhos as vezes frustados...o que leva a escutar inúmeras pessoas dizerem "estou numa fossa".
Realmente a pessoa se sente como no meio de detritos, senão orgânicos e materiais, com certeza mentais e sentimentais. Curioso por que, a tempos somos cientes da necessidade da assepsia, da limpeza, enfim, da higiene. Cuidamos da lavagem de nossa roupa, selecionamos o alimento que vamos ingerir, limpamos nossa casa para deixa-la confortavel, com aquele ar gostoso de lar, tomamos nosso banho mantendo a higiene pessoal, mas dificilmente pensamos na necessidade da higiene mental e sentimental. Recordo que quando menino minha mãe chamava minha atenção "menino não pega isso do chão, não toca naquilo, etc".
Nós crescemos e muitas vezes só trocamos as porcarias que andamos pegando. Hoje nós "pegamos" ódio, mágoa, raiva, inveja, tristeza, etc, e demais tranqueiras que vamos encontrando por ai no dia-a-dia.
Vamos tratando nossa mente e nosso coração como um daqueles quartinhos dos fundos onde se vai jogando tudo o que é quinquilharia. Aquele que chega uma hora nós temos até medo de abrir, porque pode cair tudo em cima de nossas cabeças. Só que, inevitavelmente, teremos que fazer essa limpeza um dia, antes que se espalhe para o restante da casa. É dai que surgem inúmeras enfermidades por guardarmos "tranqueiras" emocionais. A sede de revidar a ofensa, criando úlceras cruéis e distonias perniciosas.As angustias cultivadas podem gerar crises nervosas, enxaquecas, entre outros males.
A inveja, a colera, a competição malsã provocam indigestões, hepatites, diabetes, artrite, hipertensão entre outros disturbios. O desamor pessoal, o complexo de inferioridade, as mágoas, a autopiedade favorecem o câncer de mama, nas mulheres, e de próstata, nos homens, além de disfunções cardiacas, dos infartos brutais e outras doenças. Diante disso é hora de procurarmos a limpeza de nosso intimo.
Momento mais que urgente de fazermos uma varredura em nossa consciência e higieniza-la dos males que nós mesmos cultivamos. Vamos procurar selecionar nossos pensamentos, retirando o pessimismo e as visões desagradáveis. Tiremos do coração as amarguras e decepções. Não foi sem razão que Jesus proferiu em seu sermão da montanha: Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Verão a Deus em sua vida, nos seus afazeres, nas pessoas que estão ao seu redor, porque as janelas da alma não estarão embassadas da poeira do negativismo e das aflições. Estarão abertas para a entrada do Sol do amor e da paz que encontrarão espaço, limpo, arejado em nosso intimo para se assentar. Tenhamos o hábito de encontrar nem que seja 10 minutos diários para fazer uma parte de higiene mental. Nos recolhamos num local mais tranquilo, afastando a mente do mundo lá fora, relaxando nosso corpo, da cabeça aos pés e voltando os olhos para nosso intimo. Purifiquemo-o com a calma e o otimismo, se possivel, coloquemos uma música suave que acalente nossa alma e pensemos em coisas agradaveis, uma paisagem, um sorriso de um amigo, um olhar de ternura, o riso de uma criança... nos deixemos embalar na sensação de paz que decorre de cada imagem e sentimento agradavel durante esses minutos... podemos ficar certos que estaremos muito mais dispostos para enfrentar o dia. No demais, dia-a-dia trabalhemos com afinco, com determinação, depositando amor, fé e esperança, tanto dentro de nossos corações, como fora, em nossas ações. Assim poderemos todos os dias andar mais leves e respirar mais fácil, seguindo com o mais puro amor as situações que a vida nos apresentar.

Nenhum comentário: