terça-feira, 28 de setembro de 2010

A natureza agradece, o plástico


O plástico é um dos grandes vilões para o meio ambiente: leva anos para se decompor e seu consumo é desenfreado
Quatro dicas simples para reduzir o uso de plástico em casa
Confia dicas para reduzir o impacto do plástico no meio ambiente com pequenos gestos e práticas simples

Há um consenso nos debates ambientais: o plástico é um dos grandes vilões para o meio ambiente. Além de levar anos para se decompor, seu consumo é desenfreado – segundo a campanha Saco é um saco, do Ministério do Meio Ambiente, 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas por hora só no Brasil. O impacto ao meio ambiente é enorme, embora nem sempre seja fácil de ver. Por serem leves, os sacos de plástico voam com o vento e podem entupir bueiros e provocar enchentes, ou ir parar na natureza e ser confundidos com comida pelos animais. É comum, por exemplo, tartarugas-marinhas morrerem engasgadas com sacos plásticos, que confundem com águas-vivas, um dos seus alimento.

Outros animais morrem enroscados no plástico. Segundo estimativas, mais de cem mil mamíferos e pássaros morrem todos os anos devido à ingestão de sacos plásticos. Já no caso das garrafas PET, se não forem separadas para reciclagem, dificultam a decomposição do lixo em aterros sanitários, pois impermeabilizamas camadas de lixo, impedindo a passagem de gases e líquidos.

Como fazer para minimizar o impacto do plástico no meio ambiente? Abaixo você confere dicas básicas para reduzir seu consumo diário de plástico. A tarefa pode parecer árdua diante dos números, mas pequenos gestos fazem a diferença, se adotados como prática e difundidos.

1- Renda-se às ecobags

As sacolas retornáveis são uma maneira de diminuir o uso de sacolas plásticas na hora de ir às compras. Além disso, com a sustentabilidade na ordem do dia, ganharam até uma aura fashion, já que podem ser personalizadas e são unissex.

2- Reinvente seus sacos de lixo

Já que a sua ecobag é para ser usada no supermercado, seja criativo na hora de jogar seu lixo doméstico. Em vez de sacolas, use caixas de presentes ou embalagens de papelão para acomodá-lo.

3- Separe seu lixo para reciclagem

Não custa e é uma fonte de renda para quem trabalha com coleta seletiva. Além disso, hoje é cada vez mais fácil encontrar pontos de coleta seletiva, com latas coloridas conforme o material a ser dispensado.

4- Use garrafas retornáveis

No caso dos refrigerantes, é fácil achar garrafas de vidro, cuja produção agride menos o meio ambiente, além de ser reciclável. Quem compra água for a deve preferir os galões de maior volume, semelhantes aos de bebedouros, muitos dos quais também são retornáveis.
Andrés Bruzzone Comunicação

Nenhum comentário: