terça-feira, 27 de abril de 2010

ÓDIO E VINGANÇA


Ódio, vingança, duelo...
Quanta prepotência, quanto orgulho, quanta vaidade, escondem-se atrás desses sentimentos! E todos contrários ao amor, ao perdão, à caridade e à humildade.
Filho, antes de envolver-se em sentimentos como o ódio, o rancor, o desejo de vingança, antes de voltar-se contra esse irmão que o ofende e agride, procure ver nele não um inimigo, mas alguém que está tentando ajudá-lo a exercitar sentimentos mais nobres. Procure ver nele alguém que está tentando fazê-lo olhar para dentro de si mesmo e ver que lá estão as suas imperfeições, aquelas que o orgulho não permite que as enxergue.


Então, antes de partir para o revide, para a agressão, para o duelo de palavras, pare. Pare e analise bem se realmente você não é merecedor desta agressão, desta ofensa. Olhe bem para dentro de si porque lá, com certeza, você encontrará nesse suposto inimigo, um amigo que estará mostrando as suas imperfeições e ajudando-o a extraí-las de lá de dentro.


Então, não alimente sentimentos de ódio, não procure tornar a sua vida mais difícil, dificultando o seu dia-a-dia no lar, no trabalho, na rua. Deixe-se envolver por sentimentos mais elevados como o amor, como a caridade, como o perdão. São esses sentimentos que o tornarão mais nobre, que o ajudarão a crescer, a melhorar como ser humano.
Por isso, filhos, antes de odiarem, antes de verem no irmão um possível inimigo, procurem ver nele alguém que realmente alguém que realmente é um instrumento de ajuda. E se, por ventura, após essa análise, você perceber que nada tem a ver com essa agressão, que realmente não a mereceu, aprenda a exercitar mais esta virtude, que é o perdão. Seja suficientemente humilde para ver que você pode perdoar, que você tem essa capacidade, que ela está dentro de você.


Então, tente banir todos os sentimentos de ódio, o desejo de vingança, o duelo de palavras inúteis mas que, muitas vezes, acarretam conseqüências graves que trarão situações bastante difíceis de serem vivenciadas, no futuro.
Então parem, pensem e não se deixem envolver por sentimentos inferiores. Nós estamos aqui para crescer e não para nos envolvermos em coisas tão pequenas.

Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário: