terça-feira, 12 de agosto de 2008

Amor próprio


“Como falar de relacionamento sem falar de amar a si mesmo? Muitos relacionamentos não dão certo justamente por isso, por falta de amor a si mesmo.
Sempre devemos amar ao outro tanto quanto nos amamos, nem mais nem menos. Amar menos do que você ama a si mesmo será ruim, pois você será egoísta, só pensará em você mesmo, e o amor minguará, no entanto, amar mais do que a si próprio, fará com que você sempre fique em segundo plano, e você se sentirá inferior, e cobrará desta pessoa um amor a mais, o amor que você deveria sentir por si mesmo.
Claro que não é fácil perceber esse tipo de coisa, mas o amor que devemos sentir por nós mesmos, ninguém pode substituir, e quando acontece, cobramos demais nossos parceiros, sentimos ciúmes abusivos, destruindo um relacionamento que poderia ser bom.
A falta de amor próprio faz com que a gente acabe ficando permissivo, deixando que façam o que quiserem da gente, e isso nos faz mal a longo prazo, e depois reclamamos que abusaram de nós. Alguém só abusa de nós se deixarmos que abusem de nós.
Auto estima faz parte disso, na verdade é o mesmo, termos prazer conosco, ser a melhor companhia que nós mesmos podemos ter, se achar bonita, se gostar, afinal, se amar. Os outros sentirão quando você estiver bem, parece que emanamos essa energia boa, de bem gostar.
Por que afinal nos preocupamos tanto com nosso relacionamento e esquecemos de nós mesmos, se conseguirmos nos preocupar com nós mesmos e depois com o outro teremos um relacionamento equilibrado, feliz, saudável. Ame o próximo como ama a ti mesmo. Parece religião, mas não é, é uma fórmula mágica.”

Nenhum comentário: