quarta-feira, 30 de julho de 2008

Especial para mulher:

FAÇA REGULARMENTE UM TESTE DE PAPANICOLAU ( ESTUDO DAS CÉLULAS CÉRVICO-VAGINAIS)
Este teste (o exame preventivo) é fácil de fazer. Exige apenas um simples exame ginecológico. Permite a prevenção do câncer de colo de útero, causa muito importante de morte em mulheres. Pelo estudo das células descamadas do útero, podem ser observadas alterações pré-cancerosas, ou câncer em fase inicial com grandes possibilidades de cura.
Todas as mulheres acima de 20 anos, ou antes, se tiverem atividade sexual, devem fazer o exame preventivo periodicamente.

PROCURE OBTER UMA OBSERVAÇÃO DOS SEIOS COM REGULARIDADE
Um tipo de câncer muito comum em mulheres é o câncer de mama. O diagnóstico precoce depende de você: - faça o auto-exame das mamas (observação e palpação todos os meses, de preferência uma semana após a menstruação ou em data fixa se já não menstruar);- vá ao médico se notar alguma diferença de um exame para outro;- a partir dos 30 anos se deve fazer anualmente um exame clínico das mamas; - sempre que possível, e entre os 30 e os 40 anos, é aconselhável fazer uma mamografia padrão.A partir dos 40 anos é recomendável fazer este exame de dois em dois anos, e após os 50 anos, o exame deve ser anual.
Mais informações:
INCA - Instituto Nacional de Câncer

Nenhum comentário: