quarta-feira, 23 de novembro de 2011




Caminhos para o equilíbrio (Dr. César Vasconcelos de Souza)



“No Senhor me refugio: como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte?” Salmo 11:1.



O Salmista fala de seu conflito emocional. Um “lado” de sua mente confia no Senhor, e o outro o convida a fugir para a montanha. Um diz: fica e confia. O outro diz: foge.
Não são assim nossos conflitos?O que é conflito emocional?
É quando pensamentos e sentimentos negativos estão em nossa mente freqüentemente, ameaçando nossa segurança interna, nosso equilíbrio mental, nossa capacidade de se relacionar com as pessoas a nossa volta – como a depressão, fobia, alcoolismo, dependência química, transtorno obsessivo-compulsivo, síndrome do pânico, entre outros. Ocorre quando as perdas emocionais são muito dolorosas.
O descontrole emocional ocorre mais em pessoas bem sensíveis, que sofrem mais abalos emocionais diante de certos eventos. Vieram de famílias disfuncionais, problemáticas, onde houve abusos quando crianças:a) Abuso físico – tapa, beliscão, puxar o cabelo, bater a cabeça dela em algum lugar. A criança sente a dor física e a vergonha dos pais. Passa a sentir que seu corpo não merece ser respeitado, que não tem o direito de se libertar de contatos dolorosos.
b) Abuso sexual – se houve contato sexual por um membro da família, é incesto; se com alguém de fora, diz-se que ela foi sexualmente molestada. Uma criança nunca é parte responsável num abuso sexual praticado nela. O adulto é que está fora do controle.
c) Abuso emocional – o mais comum. Ocorre pelo abuso verbal (gritos, sarcasmo, palavrões, ridicularização, apelidos pejorativos), abuso social (impedir a criança de ter contatos sociais: “Você não pode receber seus amigos”, “desconfie dos estranhos”, fique apenas conosco”), negligência e abandono (falta de carinho físico, de tempo dedicado à criança, de orientação, de informação sexual).
d) Abuso intelectual – ao se atacar ou ridicularizar o pensamento da criança, não permitindo pensar por si própria, não lhe dando apoio quando seu pensamento difere do dos pais. Ocorre com pais rígidos, que não deixam espaço para as idéias dos filhos.
e) Abuso espiritual – quando os pais tomam o lugar de Deus, ou são viciados em religião, exagerados em coisas religiosas, assustando as crianças por gerar nelas medo de Deus castigar, e quando há abuso físico, sexual ou emocional praticado por oficial da igreja.Para readquirir o controle emocional é importante:
1. Cuidar do físico – exercício, alimentação, respiração, água, sol, descanso, laser, cuidar da aparência;
2. Perceber o descontrole emocional;
3. Responsabilizar-se por buscar caminhos para a cura sem ficar culpando os outros, a Deus ou a si mesmo;
4. Receber apoio emocional (Fil. 4:13 e 14 especialmente o verso 14); verbalizar seus sentimentos, preocupações e defeitos com pessoa confiável – que é a que guarda as confidências, tem consideração positiva (vê o que há de bom na pessoa), tem empatia (importa-se com o sofrimento da pessoa), não julga e não se envolve emocional e sexualmente com a pessoa;
5. Viver um dia de cada vez, recebendo a graça ou energia divina que é dada para cada dia. Ter alvos para o dia; faça uma coisa que não tenha vontade de fazer, faça crendo que Deus está no controle; leia algo proveitoso; não murmure contra ninguém; faça algo somente para você;
6. Confia no Senhor. Pense: fé não é sentimento. Os sentimentos mudam, a fé permanece.Nossa luta não é somente uma questão relacionada com problemas psicológicos no relacionamento humano. É também entre o ser humano e as “potestades do mal nos lugares celestiais”. A guerra espiritual é real. Os inimigos espirituais procuram produzir doenças, conflitos, dor emocional em nós.Por isso, cuidado com os sinais que o demônio envia:
a) Dentro de você: pensamentos de desânimo, desesperança, crítica, julgamento, impulsos, lembranças ou recordações;
b) Fora de você: familiar que o perturba, imagens (TV, revistas...) música.Perdoe quem o feriu ou continua ferindo, colocando sua confiança em Deus, não na pessoa. Não se prenda a métodos humanos convencionais de busca espiritual. O Senhor mesmo o ensinará e guiará (Isaías 28:26 e 30:21), e indicará quem pode ajudá-lo humanamente, se for o caso.
Lembre-se: a cura – ou salvação – é um processo. Leva tempo. Podem ocorrer recaídas. Mas levante-se, siga a Jesus novamente. Sempre.
“A rede Globo fez uma pesquisa sobre mulheres e foi observado que:• 74”% das mulheres tem problemas cardíacos,
• 28% das mulheres cozinheiras fumam mais,
• as idosas são as campeãs em colesterol,
• 70% das médicas são estressadas.
“A expressão que uma mulher usa em seu rosto é mais importante que as roupas que veste”

(Dale Carnegle)

Nenhum comentário: