quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dá para perdoar ...




A traição não é prática exclusiva dos casais modernos, homens e mulheres sempre estiveram sujeitos ao adultério, mas será que o namoro moderno pode sobreviver a traição??

Sabe-se que a traição é uma das principais causas do fim do namoro, a traição por parte do sexo masculino sempre foi mais tolerada pela nossa sociedade, o que pode ser explicado pela dominação exercida pelo homem em todo contexto social até a bem pouco tempo. Nos últimos anos com o advento da emancipação feminina as mulheres passaram a cobrar igualdade de tratamento, embora a sociedade de um modo geral ainda continue a tolerar com mais naturalidade a traição por parte do homem.

É difícil determinar com precisão a razão pela qual alguém trai, porém as mais comuns são: curiosidade, orgulho, auto-afirmação, problemas/dificuldades no relacionamento atual, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o(a) parceiro(a), vingança, busca pelo novo e estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder.

O namoro pressupõe confiança e respeito entre duas pessoas, trair significa uma quebra de confiança e pressupõe que o respeito existente entre ambos foi seriamente abalado. Perdoar o companheiro traidor é uma das tarefas mais difíceis para quem ama e leva o relacionamento a sério, além dos fatores acima a pressão da família e da sociedade são outros dificultadores importantes para que a pessoa traída se sinta constrangida a perdoar seu companheiro.

Não existe uma receita para que alguém não seja traído ou caso seja também não existe um guia para encontrar a melhor solução para o superar o problema. Algumas recomendações que se pode fazer dizem respeito a reflexão sobre o próprio namoro e como os dois estão envolvidos. Um namoro monótono sem emoção está mais propenso a este tipo de comportamento por parte de um dos parceiros.

Perdoar a traição no namoro depende em muito das circunstancias em que o fato é revelado. Se ocorrer em sigilo a confissão espontânea do erro simultaneamente a uma demonstração convincente de arrependimento por parte do traidor as chances de que possa haver o perdão e a superação sem maiores traumas é maior. Outro fator que pode atenuar o problema é o tempo decorrido, dizem que o tempo é remédio para todos os males, e não seria diferente com a infidelidade, assim é mais provável que um deslize ocorrido no namoro há muito tempo tenha mais chances de ser perdoado do que aquele ocorrido no mês passado.

Embora não seja tarefa fácil muito recentemente tivemos um caso clássico de infidelidade no relacionamento envolvendo o casal mais poderoso do mundo, o perdão foi o que jura ter feito a ex-primeira dama e traída, Hilllary Clinton, em seu livro de memórias ‘Vivendo a História’, lançado no Brasil pela Editora Globo. Nele, Hillary conta que perdoou o marido Bill Clinton e o pivô do escândalo, Mônica Lewinsky, para seguir sua vida conjugal e profissional em paz.

Muitos, no entanto não acreditam em perdão da traição em namoro, o que argumentam é que aqueles que dizem perdoar o fazem porque enxergam na preservação do relacionamento interesses que se sobrepõem aos sentimentos,como uma opção mais conveniente para o momento.

Procurar culpados fora do namoro não é a melhor solução e está longe de ser causa do comportamento infiel. Muitos casais se esquecem de encarar a realidade de seus relacionamentos que se arrastam e procuram culpados fora deles, retirando de si a responsabilidade de tomar uma decisão e ao mesmo tempo dando uma satisfação a sociedade do seu comportamento

Fato é que alguns conseguem conviver bem com o companheiro mesmo depois de uma traição e outros não. Independente do ponto de vista que você tenha com relação ao perdão da traição é necessário que haja bastante convicção em sua atitude, uma vez que a infidelidade no namoro força a uma decisão madura e sincera, afinal de contas é você e não sua família nem tampouco a sociedade que terá de suportar as conseqüências da dessa decisão.
fonte:www.dicafeminina.com

2 comentários:

Mario Neves disse...

Olá amiga! Nossa como faz tempo que eu não venho aqui. Desculpe-me pela minha ausência. Amiga depois de um longo e tenebroso inverno e a trinta e nove dias da primavera eu venho aqui para mais esta visita cordial e para me justificar. Estive com problemas com meu pangaré computador. Ele andava empacando e reiniciando do nada e não permitia que eu fizesse um comentário inteiro. Por isso me ausentei por mais de três semanas das visitas aos amigos. Mas agora o levei ao veterinário, opss...ao técnico eu quis dizer e o meu "lentium" depois de ração especial e de um feno aditivado parece me que desempacou e posso fazer novamente o que gosto, ou seja, visitar os amigos. Aqui estou matando minha saudade. Desejo a você um lindo domingo de dia dos pais. Saudações Poéticas - Mario Neves.

Mario disse...

Alô amiga Anis! Neste abençoado dia da graça do Senhor eu passo aqui para uma cordial visita e para manifestar a minha sincera amizade. Que você esteja em plena saúde e envolta em mil alegrias. Que seu final de semana seja todo azul com bolinhas brancas ou todo branco com bolinhas azuis, a opção de escolha é sua.Que este nosso encantado mundo dos blogs seja cada vez mais humano e real.Que o que sonhamos se transforme numa pura realidade. Saudações Poéticas - Mario Neves.