sexta-feira, 29 de abril de 2011

Desconfiança:todo relacionamento tem,mas vale a pena?

Hoje, quando resolvi escrever esse post, descobri que, antes de tudo, eu deveria fazer uma ‘aula’ para poder falar com mais autonomia. Depois de uma longa conversa no Messenger, percebi que escrever sobre confiança é discutir uma grande incógnita em todos os relacionamentos (e posso não chegar a lugar algum com esse texto). Por mais que as pessoas afirmam, atualmente, que confiam em seus parceiros com plenitude, sempre há um pé atrás em relação aos atos das pessoas. Mas vamos lá, de acordo com a Wikipédia, confiar “é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente absorvendo-a”. Mas, na vida real, é tão fácil assim?

O amor dos tempos atuais, tão questionado e discutido, geralmente é só mais uma atração para a maioria dos jovens, logo, é passageiro. No geral, ninguém espera que a primeira ficada da sua vida seja a última de todas, chegando ao “até que a morte os separe” logo de cara. Quando ficamos completamente apaixonados – e digo apaixonados mesmo, com todos os benefícios e males que o amor pode causar a alguém – queremos, por mais inconsciente que seja, ter certeza de que a pessoa amada será completamente nossa. E só nossa! Mas com a internet e as facilidades que dela provém, a traição se torna rápida e imperceptível. Hoje é possível conversar com alguém no Messenger sem que ninguém desconfie de nada, marcar um encontro em qualquer lugar e depois nunca mais ver a pessoa, só para satisfazer o desejo, que é efêmero e rápido. Bem diferente do amor, que, conforme esperamos, deve durar para sempre.

A união faz a força
Mas até onde a desconfiança pelo outro vale a pena? Se você anda muito preocupada com isso, antes de fazer uma besteira, sente e converse. Em toda a relação devemos ter pleno conhecimento da vida do outro e liberdade para conversarmos de igual para igual. Ninguém é melhor que ninguém em um namoro, os dois estão ali, no mesmo barco, juntos, lutando pelo mesmo ideal. Logo, se você não tem liberdade o suficiente para conversar e deixar claro o que pensa, é melhor rever em que pé está essa relação.

Claro que isso leva um tempo para nascer e se desenvolver. Se, de um lado, não há movimentação, então tome a frente você e comece a deixar espaço para que o outro te indague, deixando bem claro o que você realmente quer. Lembre-se: quando você se joga em qualquer casinho, você perde a possibilidade de se relacionar abertamente com outras pessoas (a não ser que vocês tenham algo aberto). Se ficar sempre prospectando por aí, o outro nunca conseguirá confiar em você também.

É complicado gostar de alguém e viver em dúvidas com relação ao próprio sentimento, coisas do tipo ’será que tá valendo a pena?’ ou ‘tenho certeza que ele me traí’ só fazem com que você se sinta mais deprimida e insegura, o que gera mais desconfiança. Infelizmente, não vejo uma maneira de acabar com esse sentimento, mas sempre há formas de diminuí-lo. Ser transparente é o ideal. Mostre, sem vergonha ou medo algum, que você está ali com um propósito: amar e ser amado, unicamente, sem ninguém mais no meio. Fazendo isso, o outro, provavelmente, irá querer mostrar para você o que realmente quer.

Achei na internet um poema lindo que explica metaforicamente a confiança.

Confiar é andar na chuva,
Mesmo podendo adoecer
Confiar é apostar tudo,
Correndo o risco de perder
Confiar é dedicar-se,
Sem medo de fracassar
Confiar é ir contra todos,
E descobrir o que é amar
Confiar é dar espaço,
E ter a certeza de que não vão te trair
Confiar é decepcionar-se,
E mesmo assim não se deixar iludir
Confiar é ir atrás,
Mesmo quando te dizem não quero mais
Confiar é amar com a alma,
Sabendo que isso não morre jamais
Confiar é dizer posso te fazer feliz,
Ainda que pense que não tenho razão
Confiar é os erros perdoar,
Antes mesmo de pedirem perdão!
Ediel Caldas
E é preciso dizer mais alguma coisa? Confiar é realmente complicado, é se arriscar o tempo todo e andar por uma floresta de olhos vendados. Mas são os grandes opostos do amor, basta você saber medi-lo e não exagerar nos atos.

Nenhum comentário: